domingo, 25 de outubro de 2009

Tipos de valores

Vocês conhecem os valores? Abaixo temos quatro tipos valores, reflita sobre eles e veja qual deles tem a maior importância para a sua vida.

OS TIPOS DE VALORES



Para compreender melhor os valores, vamos dividi-los em quatro grupos:

§ valores materiais;

§ valores estéticos;

§ valores morais;

§ valores religiosos.

VALORES MATERIAIS

Os valores materiais são aqueles que satisfazem diretamente as necessidades de nosso corpo. Alguns valores materiais são indispensáveis. Sem alimentos por exemplo ninguém vive. Outros valores são úteis, mas dispensáveis, como uma bicicleta, por exemplo. Outros chegam a ser supérfluos.


VALORES ESTÉTICOS
Os valores estéticos referem-se ao nosso gosto em relação à beleza. São os valores de expressão. Exemplo: harmonia, belo, feio, sublime.

Ao combinar as cores das roupas que vamos usar ou ao escolher a flor que achamos mais bonita, estamos atribuindo valores estéticos.

É no campo das artes que o homem tem a melhor oportunidade de manifestar seus valores estéticos. A literatura, a música, o teatro, a pintura, a escultura, a arquitetura, a dança, o cinema e a fotografia, cada uma das artes é fonte de prazer e alegria, necessários à existência humana. Cada indivíduo, cada geração, cada sociedade tem seu gosto artístico.


VALORES MORAIS

Os valores morais referem-se às relações das pessoas em sociedade, às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade. São exemplos de valores morais a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a justiça, a solidariedade, a honestidade. Os valores morais são indispensáveis à convivência humana. Por exemplo: é muito difícil viver numa sociedade em que não se praticam a justiça e a verdade.


VALORES RELIGIOSOS

Os valores religiosos referem-se às relações de Deus com os homens. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz. A fé, a esperança e a caridade constituem os fundamentos dos valores religiosos.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. em eu quero sabe umas perguntas por favor me responda?
    pergunta1:na sua opniao, quais valores morais falta, no mundo de hoje?
    pergunta2:como a sociedade e a familia podem reforçar os valores morais e religiosos?


    por favor me responda o mais rapido possivel?

    ResponderExcluir
  3. VALORES MORAIS... é a que mais falta

    ResponderExcluir
  4. valores religiosos e oque mais falta

    ResponderExcluir
  5. vc salvou a minha vida porque senão eu iria me ferar na materia de Ensino relegioso eu tinha que falar tudo isso .............obrigado vc é 10 .........

    ResponderExcluir
  6. Sílvia, amiguinha! Adorei o seu bloguer! Visite o meu amiga! beijos

    ResponderExcluir
  7. silvia por favorpreciso saber o qué valor universal e valor particular podes me orientar?

    ResponderExcluir
  8. Silvia amiga prenciso de saber qual e o tipo de valores materias eu prenciso a responta o mais rapido possivel preciso entregar o trabalho para quarta-feira
    se vc tem messenger e lauanda_gata@live.com
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Preciso para hoje...Se possivel no máximo 1 hr...
    Que vc me responda com suas palavras oque são valores materias e valores religiosos...

    ResponderExcluir
  10. Olá, boa noite. Sou estudante de direito e dentro de duas cadeiras que estou estudando, abordamos muito valores morais e éticos. Aí, eu pergunto: - Onde estão os valores éticos, se os mesmos não se enquadram dentro dos morais e assim não se foi posto uma definição para eles? Agradeço desde já e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal preciso de materias que fala sobre valores, tenho um trabalho escolar, ajudem-me?

    ResponderExcluir